O conteúdo desta oficina atende aos pressupostos educacionais contidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para os estudantes do 8º ano do ensino Fundamental, encontrando-se na Unidade Temática de Grandezas e Medidas. Nesta Unidade um dos objetivos de conhecimento é o de áreas de figuras planas (BNCC, 2018, p. 314). O objetivo da oficina perpassa pela habilidade requerida para esta área (EF08MA19) que é “resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos” (BNCC, 2018, p. 315). Destacamos que o Teorema de Pick pode ser útil não somente para os estudantes do 8º ano, mas também para outros níveis de ensino em que seja oportuno a necessidade do cálculo de áreas de figuras planas. O conteúdo da atividade vem cobrir diversos aspectos fundamentais da geometria plana, tais como cálculo de área de figuras planas com apenas uma fórmula, dificuldade de assimilação de diversas fórmulas para solução de problemas envolvendo as áreas, possibilidade de igualdade para alunos videntes e alunos portadores de deficiência visual. Por diversas vezes presenciamos alunos reclamando que são muitas fórmulas e equações para achar a área de determinadas figuras geométricas planas, ou seja, para cada uma delas existe uma fórmula específica, portanto o Teorema de Pick, se apresenta como possibilidade de cálculo destas com apenas uma fórmula, que poderá ser aplicada a ferramenta do Geoplano possibilitando também ao aluno com deficiência visual realizar esses cálculos em igualdade com o aluno vidente. Figuras planas,(quadrado, retângulo, losango, paralelogramo, trapézio, hexágono, etc), conceito de área, perímetro, cálculo de área, malha quadriculada, Geoplano, vértice, ponto de borda, ponto interior, polígono irregular.
Ministrante (s):
Tenirto Rozendo Quintino,
Arlyson Alves do Nascimento,
Leandro José de Moura